sábado, 22 de outubro de 2011

METADE DA DELEGAÇÃO DE SAPÉ É ELEITA PARA REPRESENTAR A PARAÍBA NA XIV CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE


METADE DA DELEGAÇÃO DE SAPÉ É ELEITA PARA REPRESENTAR A PARAÍBA NA XIV CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE






A 7ª Conferência Estadual de Saúde realizada no teatro Paulo Pontes do Espaço Cultural foi marcada pelo amplo debate, exposição de ideias e propostas voltadas ao fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), seu financiamento, gestão e a valorização dos seus profissionais e trabalhadores, entre outras questões de alta relevância para a população paraibana e brasileira.


Do dia 18 ao dia 20 de Outubro os conferencistas debateram e deliberaram sobre cerca de 13 mil propostas oriundas das conferências municipais dos 223 municípios paraibanos, todas voltadas para a resolução dos gargalos históricos do SUS e buscando melhoria nos avanços. Os ânimos se acirraram em torno dos que defendiam disfarçadamente a terceirização da gestão e privatização dos SUS e entre aqueles que defendiam um SUS de qualidade e universal, chegando as duas partes quase que as vias de fato.


Foram três dias de muitas discussões e muito trabalho ao final dos quais o saldo foi positivo. Serão enviadas, de acordo com o regimento, 35 propostas de âmbito nacional para serem apresentadas e defendidas na plenária do Distrito Federal. Além disto, centenas de propostas de abrangência estadual foram aprovadas pelos diversos segmentos da sociedade paraibana representados na conferência.


 Os delegados de Sapé na 7ª Conferência Estadual de Saúde tiveram participação desde o inicio até os últimos segundos de trabalho. No final, dos oitos delegados do município, quatro foram eleitos delegados por seus respectivos segmentos para a XIV Conferência Nacional de Saúde que acontecerá em Brasília/DF em Dezembro deste ano.


Os delegados de Sapé eleitos para a nacional foram:


Eduardo Costa – Segmento de usuários representando as associações rurais;


Edivaldo Miguel – Segmento trabalhadores da saúde e representando o sindicalismo e o SINDACSACEN;


Pedro George – Segmento trabalhadores, representando a AAVAS e;


Lúcia Cruz – Segmento gestão e representando a secretaria de saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário