terça-feira, 21 de junho de 2011

Marcha das Vagabundas invade as ruas de Belo Horizonte

Cerca de 700 pessoas participaram no último sábado (18), em Belo Horizonte, da Marcha das Vagabundas - a "Slut Walk", como foi batizado o protesto organizado em resposta às declarações de um policial canadense que teria afirmado que as estudantes deveriam evitar se vestir como "vadias" para não serem vítimas de assédio sexual. Além da capital mineira, mulheres de Brasília também protestaram. Em São Paulo, um outro ato aconteceu no início deste mês.

Em Belo Horizonte, o movimento feminino se juntou à Marcha da Liberdade, que pede a livre expressão para protestos como o que defende a descriminalização do uso da maconha. A marcha, que gerou confrontos em várias partes do país, foi liberada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), na última quarta-feira.

Tumulto

Durante o trajeto dos dois movimentos entre a praça da Estação e a praça da Liberdade, houve tumulto envolvendo cinco manifestantes que integravam a passeata pela liberação da maconha e homens da Guarda Municipal, em frente à sede da prefeitura.

A confusão teria ocorrido porque alguns participantes tentaram ocupar as escadarias da prefeitura e foram impedidos pelos guardas, que dispararam spray de pimenta contra os manifestantes. Não houve feridos.

A Marcha das Vagabundas, que teve início na praça da Rodoviária, enfatizou a liberdade de escolha e expressão das mulheres. "Crimes de violência sexual contra a mulher não podem ser justificados por um simples pedaço de pano. As pessoas têm o direito de usar o que desejam sem serem estereotipadas", disse uma das organizadoras do evento, Débora Vieira.

Durante a passagem da Marcha das Vagabundas pelas ruas do centro da capital, as pessoas que paravam para assistir receberam flores e panfletos com informações sobre direitos da mulher.

Segundo o organizador do manifesto pela liberdade, Leonardo Pimenta, a iniciativa pretende sensibilizar o poder público. "Acredito que a mobilização nacional possa ampliar a discussão sobre a legalidade da maconha".

Ato ousado em Brasília

Cerca de mil pessoas participam da Marcha das Vadias em Brasília. A passeata chegou a ocupar todas as faixas do Eixo Monumental, ontem à tarde. Apesar do nome, a passeata reuniu mulheres, homens e famílias. As roupas curtas e sensuais foram as peças mais vistas no protesto. Algumas manifestantes ousaram um pouco mais e ficaram sem a parte de cima da roupa.

Fonte: Jornal O Tempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário