terça-feira, 7 de junho de 2011

Encontro da CTB/PB reúne 95 sindicalistas

A CTB- Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil na Paraíba, realizou no último sábado, dia 4 de junho de 2011 em Cabedelo, precisamente no Auditório Popular, localizado na Rua João Vitaliano, 187, o Encontro Estadual que contou com a participação de 95 sindicalistas, representando 28 entidades sindicais filiadas no Estado.
O representante da CTB nacional, Rogério Nunes fez uma exposição do Anteprojeto de Documento para a discussão, onde se destaca os seguintes itens: Conjuntura Internacional, Conjuntura Nacional, Cenário Sindical, Balanço, Nova Etapa da CTB- consolidação e eficiência, passando pelas constatações em diversas áreas, tais como organização e estrutura interna, finanças, funcionamento das seções estaduais, comunicação e formação.
O presidente da CTB/PB, José Gonçalves, destacou o crescimento da central no estado, mas que ainda falta ocupar o seu verdadeiro espaço, especialmente nos principais municípios, tais como: João Pessoa, Cabedelo, Campina Grande, Guarabira, Monteiro, Patos, Sousa e Cajazeiras. “Hoje temos uma inserção forte em Cabedelo, com 6 sindicatos filiados, o que deve servir de exemplo para os demais municípios do nosso estado que ainda não conseguiram implementar o trabalho de forma organizada.” Disse Gonçalves.
Gonçalves ainda destacou a participação da juventude no encontro, especialmente dos trabalhadores e trabalhadoras rurais do Núcleo da CTB em Sousa, que estão se mobilizando no estado para o 1° Encontro da Juventude Trabalhadora que será realizado em Patos nos dias 17 e 18 de junho de 2011.
O delegado sindical regional do Sindmar Nordeste, Rosivando Neves, fez uma exposição acerca dos trabalhadores do Porto de Cabedelo, destacando que quanto mais coesa e participativa forem as categorias, mais forte e atuante será a representação sindical e que a CTB tem contribuído bastante na organização dos trabalhadores marítimos.
O Presidente da Intersindical do Porto de Cabedelo, Ricardo Taboza, falou da importância da CTB, afirmando que tem 4 sindicatos filiados (arrumadores, conferentes, estivadores e blocos e vigias), além dos sindicatos dos mototaxistas e servidores municipais, demonstrando que o trabalho desenvolvido pela central vem logrando êxito no município.
A professora Maria de Fátima Marques destacou o trabalho da CTB em todo o Estado e que os sindicalistas devem ter a compreensão de estudar os documentos da central, adquirindo assim conhecimento, pois não vale apena ser apenas liderança sindical sem ter um conhecimento profundo da realidade sindical no Brasil e no Mundo. “O sindicalista para ser liderança precisa ter conhecimento, precisa estudar.” Disse.
No final do encontro, foram escolhidos os delegados e delegadas que irão participar do 1º Conselho Nacional da CTB nacional, que será realizado nos dias 28, 29 e 30 de julho de 2011 em Atibaia -São Paulo, tendo sido eleitos: Ricardo Taboza, Rosivando Neves, Fátima Marques, Elizabete Barreto, Carminha, José do Nascimento Coelho. Foram escolhidos ainda 5 suplentes.
FONTE: CTB/PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário