quinta-feira, 17 de maio de 2012

Mobilização dos ACS/ACE em Brasília segue sem resultados práticos



Direto da redação



Os agente de saúde enfrentaram uma verdadeira maratona nas dependências da Câmara dos Deputados em Brasilia no dia de ontem (16). Eles estão mobilizados pela aprovação do Piso salarial da categoria. Esta já é a 4ª semana seguida de mobilizaçãoHoje na Câmara Federal. Os acs e ace começaram o dia de ontem com uma panfletagem nas galerias e gabinetes dos deputados tentando apoio para colocar o projeto do piso salarial em votação.
No entanto, os companheiros não tiveram muito sucesso na camara e o projeto mais uma vez não entrou em pauta. Segundo severino Santos, tesoureiro do SINDACSACEN, presente na mobilização, existe um grupo de apenas quinze agentes de saúde que se dividem em pequenos grupos para panfletar junto aos prefeitos presentes em Brasília e junto aos gabinetes dos deputados. De acordo com ele, muitos prefeitos ao serem abordados pelos agentes se solidarizam e manifestam apoio ao pleito da categoria, no entanto muitos outros se declaram descaradamente contra o piso salarial e até tentam desestimular os companheiros com escárnios e zombarias.
Um grupo de agentes foram até o Ministério da Saúde, onde teriam uma audiência marcada com o Ministro, entretanto o mesmo não se encontrava e eles foram recebidos por uma assessora e não houve nenhum avanço. Os agentes também abordaram o presidente da Câmara, marco Maia, que se manifestou favorável a aprovação do piso salarial, mas também não se comprometeu em nada.
Os trabalhos seguem durante todo o dia de hoje e a CONACS já planeja estender a mobilização com uma nova leva de agentes de saúde mobilizados em Brasília no mês de Junho.

Um comentário:

  1. Só iremos conseguir a votação do nosso piso se todos os ACE do Brasil paralisar, pois, como sabemos: somos nós que saímos de casa em casa, tomando sol, sem nenhuma proteção, mordidas de cachorro, mal atendimento de alguns moradores, subimos em tanques, comemos comida fria somos boias frias, são aqueles ACEs que trabalham em outro município, pagamos transporte para ir trabalhar, enfim arriscamos a vida por um salário minimo, que quando abate transporte, INSS, fica abaixo do salário minimo, cade a Constituição que diz que nenhum trabalhador poderá ganhar menos que o salario minimo, isto não é justo.
    Imagine que a presidenta Dilma, disse que somos as meninas dos olhos, e somos tratados desta forma. Acredito que só parando todos os ACE do Brasil, assim a dengue vira um pandemia,e assim seremos visto e valorizados. O Aedes aegypti não são preconceituoso, atinge a todas as classes sociais. Podemos sensibilizar a imprensa para ser ACE por um dia, e assim, conseguirmos abrir os olhos e a aprovação do nosso piso salarial.

    ResponderExcluir