quarta-feira, 16 de maio de 2012

DAB publica a ferramenta de Autoavaliação para a Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (AMAQ)

O AMAQ é o melhor instrumento para ser utilizado no processo de autoavaliação das Equipes de gestão e Equipe de Atenção Básica

O Ministério da Saúde tem priorizado a gestão pública com base em resultados, valorizando ações de monitoramento e avaliação de processos e resultados.







O AMAQ foi construído a partir da revisão e adaptação do projeto Avaliação para Melhoria da Qualidade da Estratégia Saúde da Família (AMQ) e de outras ferramentas de avaliação de serviços de saúde, utilizadas e validadas nacional e internacionalmente, como o MoniQuor, PCATool e Quality Book of Tools.

A elaboração deste instrumento foi norteada pelos princípios e diretrizes da Atenção Básica no Brasil, partindo do pressuposto que todos os gestores municipais e equipes de Atenção Básica possam utilizá-lo.

A autoavaliação possibilita aos sujeitos e grupos implicados realizarem autoanálise, refletirem o processo de trabalho, identificar problemas, bem como formular estratégias de intervenção para a melhoria dos serviços, das relações e do processo de trabalho.

A ferramenta AMAQ é a oferta do Ministério da Saúde para gestores e equipe de atenção básica, servindo como guia para auxiliar nos processos de autoavaliação. Clique e veja toda publicação (hiperlink: http://189.28.128.100/dab/docs/geral/amaq.pdf)

Este volume já está sendo distribuído para todos os gestores e equipes de atenção básica que aderiram ao Programa de Melhoria ao Acesso e da Qualidade. Os livros chegarão nas Unidades de Saúde e Secretarias de Saúde.

Para que estes materiais estejam ao alcance de todos por mais tempo, organize em sua Unidade de Saúde, um espaço para guardar os livros. Estes materiais guardados em locais adequados e ao alcance dos profissionais da equipe oferecem uma referencia técnica que ajuda no dia a dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário