quinta-feira, 21 de junho de 2012

AGEVISA e Ministério Público interditam Hospital sá Andrade em Sapé/PB


Foto: equipe força tarefa - Arquivo



Estão suspensas as internações e cirurgias no Hospital Municipal Sá Andrade, localizado em Sapé (a 55 quilômetros de João Pessoa). Na última terça-feira (19), a Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa) interditou esses serviços após constatar a persistência de irregularidades graves relacionadas aos procedimentos de esterilização de materiais e à higiene, que põem em risco a vida dos pacientes.
A reinspeção feita pela Agevisa atendeu à solicitação do Ministério Público da Paraíba (MPPB). Apenas o atendimento ambulatorial continuará a ser feito no hospital. A promotora de Justiça da Saúde, Juliana Couto Ramos, deve ajuizar nos próximos dias ação civil pública contra o Município em razão das irregularidades no hospital e da inércia para a solução dos problemas.

Inércia
Dois meses se passaram e a Secretaria Municipal de Saúde de Sapé não tomou nenhuma providência em relação às irregularidades constatadas no Hospital Municipal Sá Andrade.
No início de abril, mais três unidades de Saúde da Família (a do Portal II, Castro Pinto e Usina Santa Helena) e o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) foram inspecionados, pela primeira vez, pela Promotoria de Justiça de Sapé, Centro de Apoio Operacional às Promotorias da Saúde (Caop da Saúde) do MPPB, e órgãos de fiscalização como Conselhos Regionais de Medicina, Enfermagem, Farmácia e Odontologia, Corpo de Bombeiros e Agevisa.
Várias irregularidades foram encontradas nesses serviços. Na avaliação da promotora de Justiça Juliana Ramos, há um verdadeiro “descaso” por parte dos gestores. “Na época, a Unidade de Saúde da Usina Santa Helena apresentava situação tão precária, que chegou a ser interditada. Já solicitamos à Vigilância Sanitária uma nova inspeção nas unidades básicas de saúde para ver que providências foram tomadas, mas, ao que consta, aparentemente, nada foi feito”, lamentou.
Mais de 50 mil pessoas vivem em Sapé e o município possui 41 estabelecimentos de saúde, públicos e privados, cadastrados no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (Cnes). As inspeções nas unidades básicas de saúde foram feitas por amostragem, seguindo procedimentos administrativos instaurados na Promotoria de Justiça de Sapé, resultados de reclamações feitas pela população.
Da Redação, com Assessoria de Comunicação/Portal Correio

Nenhum comentário:

Postar um comentário