segunda-feira, 4 de julho de 2011

Pombal realiza com sucesso a 3ª conferência Municipal de Saúde




Cerca de 200 pessoas, entre representantes de entidades, profissionais de saúde e integrantes da sociedade civil, reuniram-se nesta sexta (01) na escola Monsenhor Vicente Freitas (Polivalente), para a realização da 3ª Conferência Municipal de Saúde de Pombal.

O encontro, organizado pela Secretaria Municipal de Saúde da prefeitura de Pombal (SMS), é o último antes da Conferência Estadual de Saúde, que será realizada nos próximos dias e abordará o tema "Todos usam o SUS. SUS na Seguridade Social, Política Pública e Patrimônio do Povo Brasileiro".

alt
A prefeita de Pombal, Pollyanna Feitosa, falou da importância da realização das conferências e relembrou aos presentes que a última conferência de saúde realizada em Pombal foi no ano de 2007, quando a atual gestora, era secretária de saúde do município. Pollyanna falou de metas cumpridas pelo seu governo na área de saúde, destacando as especialidades médicas implantadas no município e os serviços oferecidos diariamente pela secretaria de saúde. Após fazer um relato das ações e realizações do município, a prefeita declarou aberta oficialmente a 3ª Conferência Municipal de Saúde de Pombal.

Várias autoridades estiveram presentes ao evento, destacando a mesa composta por algumas delas: Pedro Paulo (Conselho Estadual de Saúde), Wilma César (Ministério da Saúde), Roselene Freitas (Secretária de Saúde e Presidente do Conselho Municipal de Saúde de Pombal), Padre Aldeone (Paróquia de São Pedro), Pastor Raimundo (Representando as Igrejas Evangélicas), os vereadores Josevaldo Feitosa e José William (Presidente da Câmara), Sansha Queiroga (Presidente do Colegiado Gestão Regional Terra de Maringá), além da prefeita Pollyanna Feitosa.

A consultora de saúde da secretaria de saúde de Pombal,, Wilma Nóbrega e a enfermeira chefe do PSF do Francisco Paulino, Patrícia Dorys, apresentaram o tema da conferência aos presentes, explicando os motivos do tema relacionado.

alt
Durante a realização da conferência aconteceram palestras com os temas: “Política de Saúde na Seguridade Social”, Participação da Comunidade e Controle Social” e “Gestão do SUS, Financiamento, Pacto pela Saúde e Relação Público x Privado, Gestão do Sistema do Trabalho e da Educação em Saúde”, formação de grupos de discussão, apresentação e votação de propostas e escolha de delegados.

O tema central da conferência desse ano é o acolhimento e o acesso de qualidade ao SUS. “As conferências funcionam como uma oportunidade de ouvir à população, de saber suas solicitações, para à partir dessas informações, identificarmos o que precisa ser melhorado no atendimento de saúde do município”, disse a prefeita Pollyanna Feitosa, que durante o encontro, ressaltou que a prefeitura está trabalhando para avançar cada vez mais na área da saúde.

DECOM - www.liberdade96fm.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário