segunda-feira, 18 de julho de 2011

Dia de Campo mostra potencialidades da agricultura familiar em Capim



O Dia de Campo com o tema Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), realizado na manhã de sexta-feira (15), em Capim, a 53 km da Capital no Litoral Norte, atraiu cerca de 500 agricultores familiares, estudantes, professores e visitantes de vários municípios integrantes dos Territórios da Cidadania das Zonas das Matas Norte e Sul, além de agentes de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater). O evento foi organizado pela Emater Paraíba e pela Prefeitura de Capim.


O secretário do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca, Marenilson Batista, o presidente da Emater Paraíba, Giovanni Medeiros, o diretor técnico do órgão, Erasmo Lucena, o prefeito de Capim, Sérgio Lima e vários representantes de municípios vizinhos participaram do evento.
Marenilson Batista destacou as parcerias firmadas entre o Governo do Estado, Emater, Prefeitura Municipal, Secretaria da Educação, Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e o Conselho da Alimentação Escolar para garantir uma boa alimentação aos alunos e a certeza da comercialização da produção da agricultura familiar. “Destaque-se a diversidade que temos nessa pequena propriedade de menos de um hectare, o que mostra a sustentabilidade da agricultura e também o compromisso que o agricultor tem de produzir alimentos sem agrotóxicos”, afirmou.

Eventos semelhantes estão sendo programados para acontecer em outras regiões, como forma de mostrar a importância de produzir atendendo as demandas do mercado, principalmente comercialização para o Pnae. A tendência é que um maior número de agricultores seja incluído no programa de aquisição de alimentos para a merenda escolar.

O presidente da Emater, Giovane Medeiros, lembrou o envolvimento dos agricultores e da família participando do Dia de Campo, que proporciona avançar com a agricultura familiar com produção agrícola que atende ao Pnae. “Aqui se percebeu uma integração muito grande, desde as crianças conhecendo nas estações o sistema de produção diversificada, os agricultores mostrando suas atividades, com as presenças dos técnicos, professores, nutricionista e a comercialização”, comentou.


O Pnae já funciona em Capim há três anos, oferecendo uma refeição de qualidade aos alunos e criando oportunidade para que o produtor comercialize sua produção, informou o prefeito Sérgio Leite. “Com ação da Emater, que conhecemos de longas datas, temos certeza de que outros agricultores familiares vão se integrar a esse programa”, comentou. Para ele, o Dia de Campo foi importante para mostrar a capacidade de produção e que todos os municípios do Vale do Mamanguape deverão se integrar ao Pnae.
Em cinco estações, todos conheceram a cadeia produtiva, começando pela apresentação do programa, a assistência técnica na organização da produção, a comercialização ao Pnae até chegar escolas onde a alimentação é servida, além de ouvirem o depoimento de agricultores familiares bem sucedidos.

Fonte: www.paraiba.pb.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário