segunda-feira, 18 de julho de 2011

CONSELHO DE SAÚDE DE SAPÉ RECOMENDA ADAPTAÇÕES NAS UNIDADES DE SAÚDE PARA PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS

Em reunião ordinária neste dia 06 de julho o pleno do Conselho Municipal de Saúde de Sapé aprovou recomendação para que a secretaria municipal de saúde realize adaptações físicas nas unidades de saúde com vistas a garantir o direito à acessibilidade dos portadores de necessidades especiais.
A medida foi proposta pelo conselheiro Edivaldo Miguel, que ao defender a matéria, considerou que a legislação federal já delibera a respeito, mas que a secretaria de saúde há muito tempo desrespeita os direitos dos portadores de necessidades especiais e o município, por sua vez, não possui legislação específica sobre o tema.
A secretária de saúde Luzinete Santos prometeu apresentar relatório na próxima reunião ordinária do conselho com levantamento e cronograma das adaptações necessárias nas unidades de saúde do município, mas solicitou tempo para cumprir a recomendação.

Atendimento prioritário no hospital Sá Andrade

O conselheiro Miguel propôs ainda à secretaria de saúde a adoção de um modelo de sistema que defina prioridades de atendimento aos pacientes que buscam atendimento ambulatorial naquela unidade de saúde. Segundo o conselheiro, não nenhum tipo de critério no atendimento causando confusão e conflitos entre pacientes, funcionários e médicos.
O conselheiro sugeriu também que seja designado um funcionário para organizar e disciplinar o atendimento dos pacientes com especial atenção ao cumprimento da lei de prioridades de atendimento, sobretudo aos idosos.
A secretaria de saúde se comprometeu atender a proposta que teve apoio da maioria dos conselheiros, em adotar um sistema de triagem dos usuários do ambulatório daquele hospital baseado no modelo de outros hospitais, a exemplo do Hospital Edson Ramalho e da UNIMED em João Pessoa.

Conferência Municipal de Saúde

Na mesma reunião foi definida ainda a data de realização da Conferência Municipal de Saúde, a ser realizada nos dias 10 e 11 de Agosto em local ainda a ser definido. A abertura da conferência será na tarde do dia 03 com cadastramento e inscrição dos participantes e palestra. No dia seguinte serão feitas continuidade com as palestras, discussões e apresentação de proposituras e aprovação do relatório final.

Nenhum comentário:

Postar um comentário