terça-feira, 5 de abril de 2011

AGENTES DE SAÚDE CONSEGUEM MELHORIAS SALARIAIS

Após algumas reuniões do SINDACSACEN com os ACS para definição de estratégicas e reuniões destes com a gestão municipal, os Agentes Comunitários de Saúde de Capim conseguiram uma grande vitória e tiveram seus salários reajustados no mês de Janeiro com base na portaria n º 3.178, de 19 de outubro de 2010 do Ministério da Saúde. As negociações com a gestão local começaram no último trimestre do ano passado e foi preciso os Agentes de Saúde endurecer ameaçando paralisar a alimentação da base de dados para fazer com que a gestão se sensibilizasse com a situação. Para o presidente do SINDACSACEN Edivaldo Miguel, “foi fundamental o poder de mobilização e liderança junto à categoria exercida pelo nosso companheiro e diretor Lindemberg, tendo em vista que o sindicato é formado por cada um dos diretores e membros que devem ser comprometidos com a causa coletiva e, que neste caso, contou com o empenho de todos os companheiros de Capim, sem exceção”, finaliza.
Já os Agentes comunitários de Saúde de Sapé enfrentaram grandes dificuldades neste início de ano devido ao atraso no pagamento dos seus salários e ao descaso da administração municipal para com a categoria. Revoltados com a situação se mobilizaram em torno do objetivo de obter seus vencimentos pagos pela gestão e resolveram lutar também pelo pagamento do valor integral do repasse do ministério da saúde. Depois de muito penar para conseguir uma reunião com o prefeito, finalmente foram ouvidos tendo e depois de três encontros chegou-se a um acordo. O prefeito atendeu a reivindicação da categoria e enviou Projeto de Lei á Câmara definindo o salário base da categoria em R$ 600,00.
Já em Marí, o reajuste foi mais modesto devido ao fato de os Agentes de Saúde ser pouco mobilizados em torno da busca por seus direitos e devido ao fato do gestor ser pouco afeito a conversação e mais voltado à imposição. Mesmo assim, através da intermediação do SINDACSACEN, os agentes de saúde tiveram o valor do salário corrigido. Apesar de não ter sido o que os trabalhadores esperavam, pelo menos houve um pequeno avanço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário