AUDIÊNCIA PÚBLICA DISCUTIU PISO SALARIAL DOS AGENTES DE SAÚDE NA ASSEMBLEIA
Foi realizada na manhã deste dia 19/08 na Assembleia Legislativa da Paraíba o Seminário Estadual em favor da implantação do piso salarial nacional dos agentes comunitários de saúde e dos agentes de combate as endemias. O evento teve início 09h30min e contou com grande participação da categoria oriunda das mais variadas regiões do estado da Paraíba, exemplo dos sindicatos regionais de João Pessoa, espinharas, Vale do Piancó, Guarabira e região, Brejo paraibano, Sapé e região e Vale do Paraíba.
Os trabalhos forma presididos pelo deputado federal Benjamin Maranhão, relator do projeto de Lei 7495/06 que tramita na Câmara federal e auxiliado pelo deputado Dutra do Maranhão.
A audiência foi muito concorrida e contou com grande de deputados, a exemplo dos deputados estaduais Branco Mendes, Trócolli Jr, Toinho do Sopão, João Gonçalves, André Gadelha, Olenka Maranhão, Raniere Paulino e de deputados federais como Wilson Filho, Luis Couto e Efraim Filho (membro da comissão especial) e Romero Rodrigues (membro da comissão especial) e Hugo Mota.
A CTB esteve presente através do presidente José Gonçalves, que defendeu a redução da jornada de quarenta para trinta horas e afirmou ainda que os agentes de saúde devem buscar preencher os espaços políticos denunciando ainda a perseguição dos prefeitos sobre os agentes de saúde. José Gonçalves pediu ainda que os deputados cobrassem aos seus prefeitos e vereadores aliados efetivação dos agentes de saúde que ainda não tiveram sua situação funcional regularizada.
Por sua vez o presidente do SINDACSACEN Edivaldo Miguel denunciou a más condições de trabalho dos agentes de saúde, a perseguição dos prefeitos e secretários de saúde e solicitou um meio de se estabelecer uma data fixa para pagamento, denunciando ainda os constantes atrasos nos repasses do governo federal o que ocasiona o atraso no pagamento dos agentes de saúde, tendo em vista que os prefeitos só efetuam o pagamento quando o recurso federal é depositado em conta do município. Além disso, repudiou a atitude da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) que sempre tenta obstacular a aprovação do piso salarial.
As audiências públicas seguem em todos os em vários estados e ainda dia 26/ 08 acontecerá uma reunião em Campina Grande com os deputados membros da Comissão Efraim Filho e Romero Rodrigues, no SESC centro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário