sábado, 17 de novembro de 2012

Artista nordestino é autor da identidade visual da 8ª Bienal da UNE




J. Borges assina identidade visual da 8º Bienal da UNE



A 8ª Bienal da União Nacional dos Estudantes (UNE), que será realizada em Recife e Olinda de 22 a 26 de janeiro de 2013, lançou oficialmente a sua identidade visual assinada com exclusividade pelo artista pernambucano J. Borges, um dos mais renomados do mundo na arte de desenhar talhando a madeira, a popular xilogravura.


Inspirada no tema do festival estudantil, “A volta da Asa Branca”, a gravura produzida pelo xilogravurista J. Borges faz uma homenagem ao sanfoneiro Luiz Gonzaga, que no próximo dia 13 de dezembro completaria 100 anos e é motivo de celebração em todo o Brasil.

O trabalho, talhado em madeira de louro-canela, traz ainda desenhos relacionados à ave asa branca, ao farol de Olinda, aos prédios de Recife, ao sol tão presente no nordeste brasileiro e, também, uma singela e carinhosa referência aos estudantes.

O artista

J. Borges nasceu na pequena cidade de Bezerros, a 100 km de Recife, e mora lá até hoje, onde mantém a sua gráfica em ativa produção de cordéis e xilogravuras. Lá, também está localizado o museu que preserva a sua obra, que já foi exposta em vários cantos do mundo, em museus importantes, e está também pendurada em muitas paredes Brasil afora.

O artistas pernambucano será o homenageado da mostra de artes visuais da 8ª Bienal da UNE. Dessa forma, o festival estudantil provocará esse encontro de gerações importante para a preservação e continuidade da arte do cordel e da xilogravura. Para Borges, será uma ótima oportunidade de conversar e despertar o interesse dos jovens pela arte popular.

8ª BIENAL DA UNE

Nenhum comentário:

Postar um comentário