sábado, 3 de novembro de 2012

Agentes de Saúde protestam em frente a prefeitura de Alhandra/PB



Via Alhandra em Foco
(fotos: Alhandra em Foco)

Os agentes comunitários de saúde junto com o SINDACS-PB (Sindicato dos Agentes Comunitários de saúde da Paraíba) e os agentes de endemias, popularmente conhecidos como agentes de combate a dengue da cidade de Alhandra na Paraíba, fizeram protesto nesta manhã de quinta-feira em frente a prefeitura municipal reivindicando do atual prefeito Renato Mendes que está em seus últimos meses de mandato, dois meses de salário atrasado, Pasep e dois terços de férias que não foram pagos. O dinheiro dos agentes comunitários de saúde já está na conta da prefeitura desde o dia 17 de outubro, segundo site do ministério da saúde. Faltando apenas o repasse da prefeitura para os funcionários em questão. O secretário de administração e tio do prefeito Juraci Mendes, alegou que aconteceu esse atraso por que houve um erro na folha de pagamentos dos ACS´s e a mesma teria de ser refeita.



 Mas o interessante é que no mês em que houve eleições, a prefeitura pagou o salário bem antes do dia previsto. E agora está acontecendo essa situação constrangedora. Apesar de estar se despedindo de seu mandato, o prefeito Renato Mendes deve lembrar de honrar com seus compromissos salariais até o final de 2012. No inicio da tarde, após o protesto, o salário de setembro junto com um dos dois terços de férias devidos pela prefeitura estava depositado na conta dos agentes comunitários de saúde. Mas aí vem uma pergunta: se o dinheiro já estava na conta desde o dia 17 de outubro por que a prefeitura só veio pagar no dia 01 de novembro? Fica também a expeculação se no mês de dezembro será pago em dia e se haverá problema com o décimo terceiro dos ACS`s e a outra parcela do terço de férias. Espera-se que tudo seja resolvido tranquilamente. Mas nunca se sabe né?



Quanto aos agentes da dengue, o caso se complica um pouco mais, pois alem de estarem com seus salários, férias e terços de férias atrasados, lutam pelo décimo terceiro que, segundo eles, só foi pago uma única vez há uns 4 ou 5 anos. Depois disso nunca mais souberam da existência desse benefício salarial. E sempre que procuravam a prefeitura, o responsável pelo setor só dizia que iria verificar o porquê, mas a resposta não surgia. Infelizmente saíram da prefeitura sem nada resolvido.

Outra categoria que também está com o salário atrasado são os porteiros. E alguns se encontravam na prefeitura na tentativa de poder receber seus dois meses de atraso. Ao que tudo indica, é mais uma categoria que saiu de lá com as mãos abanando disse um funcionário que fazia parte do protesto.

Redação Alhandra em Foco

Nenhum comentário:

Postar um comentário