sábado, 15 de setembro de 2012

UFPB realiza Fórum de Educação Popular em Saúde




O Fórum, que conta com parcerias com o Movimento Popular e Secretarias de Saúde, debaterá a Política Nacional de Educação Popular em Saúde



Será realizada neste sábado (15), a partir das 9h, no Complexo Psiquiátrico Juliano Moreira, a 2ª Reunião do Fórum de Educação Popular em Saúde da Paraíba. O objetivo do evento é discutir, em âmbito local, sobre a Política Nacional de Educação Popular em Saúde, aprovada pelo Conselho Nacional de Saúde, que deverá ser adotada como política pública efetiva em todo o País. Podem participar todas as pessoas que constroem experiências de Educação Popular em Saúde, na gestão pública, e toda a comunidade acadêmica paraibana. A participação é gratuita.

O Fórum é organizado pelo Programa de Educação Popular em Saúde da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), numa parceria com o Movimento Popular de Saúde da Paraíba, Secretaria de Saúde do Estado, Complexo Psiquiátrico Juliano Moreira, Secretaria de Saúde da Prefeitura de João Pessoa e o Núcleo de Estudos e Pesquisa em Bioética NEPB/CCS/UFPB.

A Política Nacional de Educação Popular em Saúde no Sistema Único de Saúde (PNEPS – SUS) é resultado do processo de mobilização dos coletivos de Educação Popular e das práticas populares de saúde do país. Isso ocorreu a partir de um processo coletivo de diálogo com a Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, a qual vem acolhendo grande parte das iniciativas de Educação Popular em Saúde no Governo Federal.

Programação

9h
Mística de acolhida
9h30
Vivência: Os significados da Educação Popular em Saúde nos espaços do SUS
9h45
Apresentação breve da PNEPS-SUS (Pedro Cruz – Progep/UFPB).
10h
Círculos de cultura – “PNEPS na Paraíba: Quais os caminhos a trilhar? Quais os desafios a enfrentar? Quais as estratégias a empreender?”
10h45
Painel – Reflexões e encaminhamentos (Palmira Lopes - MOPS/PB, Volmir Brutscher - Cefor/SES/PB e Polyana Barbosa - NAGEP/SMS/PB).
11h30 –Avaliação e encaminhamentos para a 3ª Reunião
Fonte: 
Agência de Notícias da UFPB- Costa Filho


Nenhum comentário:

Postar um comentário