Via Portal BOL, em Adital
O
horário eleitoral noturno, no ar desde o último dia 21, está superando
em ibope o Jornal Nacional, tradicionalmente a segunda ou terceira maior
audiência da tevê aberta brasileira.
Até
a noite de quarta-feira, dia 5, 14 blocos de propaganda política haviam
sido apresentados. Nove deles foram mais vistos do que as edições do
telejornal da Globo que os precederam. O JN só desbancou o bloco
político no primeiro (21 de agosto), no décimo (31 de agosto) e no 11º
dia (1º de setembro) de “concorrência”. Houve ainda dois empates: um no
dia 23 de agosto, quando a média arredondada dos programas foi de 25
pontos, e outro no dia 25 de agosto, quando ambos cravaram idênticos
22,6 pontos. Cada ponto equivale a 60 mil domicílios na Grande São
Paulo.
As
14 primeiras edições do programa jornalístico em novo horário (às 20
horas, meia hora antes do habitual) registraram média de 24,8 pontos
(25, no arredondado), ante 25,6 (26, no arredondado) da faixa de
propaganda política.
No
acumulado do ano até o fim de julho, o Jornal Nacional tem 30 pontos de
média. Ou seja: a queda com o começo da campanha na TV é de cerca de
17%.
O
bom desempenho do horário eleitoral na Globo poderia ser atribuído ao
sucesso do programa que o sucede, a novela Avenida Brasil, uma das de
maior repercussão da última década. Mas uma análise detalhada dos
números mostra que a audiência da propaganda política se mantém estável
ao longo dos 30 minutos de duração do segmento. O que significa que a
expectativa pelo começo da novela não infla artificialmente o Ibope dos
reclames dos candidatos.
Nos
três relatórios de audiência minuto a minuto, a oscilação entre a média
dos 15 primeiros minutos e a dos 15 últimos da faixa eleitoral é de, no
máximo, 1,4 ponto para cima. (Lucas Neves)
Nenhum comentário:
Postar um comentário