quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Luiz Couto vence principal categoria do Prêmio Direitos Humanos





O deputado Luiz Couto (PT-PB) foi o principal vencedor da 18ª edição do Prêmio Direitos Humanos, maior honraria concedida pelo governo brasileiro a entidades ou pessoas que desenvolvem ações na área de direitos humanos. Luiz Couto venceu a categoria Dorothy Stang, a principal da premiação. Outras 16 pessoas e entidades receberam o prêmio das mãos da presidenta Dilma Rousseff, ontem à tarde, no Itamaraty. O jornalista Tim Lopes, assassinado no Complexo do Alemão, no Rio, em 2002, foi condecorado postumamente na categoria “Mídia e Direitos Humanos”.

Em seu discurso, Dilma afirmou que sentiu na carne o abuso de poder e a “truculência do Estado”. A presidenta, que foi presa e torturada durante a ditadura militar, disse que tem compromisso com a proteção e defesa dos “mais frágeis”.  ”Um Estado democrático deve destinar seus recursos e seus esforços para oferecer a toda a população serviços públicos de qualidade, sobretudo saúde, educação e oportunidade”, declarou.

O bispo-emérito de Goiás e assessor da Comissão Pastoral da Terra (CPT), Dom Tomás Balduíno, e o bispo-emérito de São Félix do Araguaia (MT), Dom Pedro Casaldáliga, também receberam uma homenagem especial. Casaldáliga tem sido ameaçado de morte por defender o povo xavante na retomada da terra indígena Marãiwatsèdè.

Ex-presidente da Comissão de Direitos Humanos, Luiz Couto foi o relator da CPI dos Grupos de Extermínio no Nordeste, que recomendou o indiciamento de cerca de 300 pessoas, entre políticos, juízes, policiais e promotores em 2005. Jurado de morte por grupos de extermínio, circula com proteção especial da Polícia Federal. Este ano, foi um dos agraciados com o Prêmio Congresso em Foco.

Padre ligado à Teologia da Libertação, ele chegou a ser suspenso das atividades sacerdotais em 2009 por ter defendido, em entrevista ao Congresso em Foco, o uso da camisinha nas relações sexuais e criticado o celibato na Igreja Católica e o preconceito contra os homossexuais.

Fonte: Congresso em Foco

Nenhum comentário:

Postar um comentário