quarta-feira, 31 de outubro de 2012

AGEVISA interdita serviços de ultrasonografia em policlinica municipal de Sapé


A Agência de Vigilancia Sanitária do Estado da Paraíba - AGEVISA, interditou ontem (30) o serviço de ultrasonografia que era realizado pela Policlínica Municipal de Sapé. Ainda não se sabe por quanto tempo o serviço ficará indisponível.


A verdade é que muitas pessoas ficarão prejudicadas com a interrupção do serviço, sobretudo as gestantes e a população de baixa renda, que é a maioria das pessoas do município.

O secretário de saúde do município encontra-se em Brasília, segundo apuramos e só retornará na próxima segunda - feira.

Fotos: agentes de saúde em foco


sexta-feira, 19 de outubro de 2012

PSF interditado: agetes de saúde cobram providências do Conselho de Saúde Sapé


Os agentes comunitários de saúde do PSF São Francisco, interditado no último dia 16 pelo Ministério Público, participaram nesta quinta feira (18) da reunião ordinária do conselho municipal de saúde, onde na oportunidade cobraram uma postura ativa do conselho de saúde na resolução do problema no que se refere a reabertura da unidade de saúde.

Os agentes de saúde solicitaram o apoio e a sensibilização do conselho da saúde para a rápida reabertura do PSF e ressaltaram que os maiores prejudicados estão sendo os usuários da comunidade. Segundo eles, a população, que está em polvorosa devido ao fechamento do PSf planeja um ato público diante da secretaria de saúde para cobrar a reforma e reabertura da unidade o mais rápido possivel.

Depois de ouvir os agentes de saúde, o Pleno do conselho aprovou a realização de uma reunião extraordinária para a próxima segunda feira (22) com a participação do secretário de saúde do município, que será convidado, os trabalhadores da unidade e representantes dos moradores do bairro São Francisco. O objetivo é buscar meios para minimizar os prejuízos à população.

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Profissão de cuidador de idoso é regulamentada no Senado


R7.com

O primeiro passo para a regulamentação profissional do cuidador de idoso foi dado nesta quarta-feira no Senado.

O projeto de lei foi aprovado pela Comissão de Assuntos Sociais e, conforme os regimentos legais, agora segue para avaliação da Câmara dos Deputados.

Pelo projeto, o cuidador é um profissional que desempenha funções de acompanhamento e assistência exclusivamente à pessoa idosa.

Além disso, o profissional terá de prestar apoio emocional e na convivência social do idoso.

Cabe também ao profissional prestar auxílio e acompanhar o idoso na realização de rotinas de higiene pessoal, ambiental e de nutrição, além de auxiliar nos cuidados de saúde preventivos e administração de medicamentos.

Segundo o projeto, estão credenciadas para exercer a profissão pessoas com mais de 18 anos que tenham cursado o ensino fundamental e realizado o curso de cuidador do idoso em instituições de ensino reconhecidas por órgão público federal, estadual ou municipal.

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Câmara aprova proposta de 10% do PIB para educação














A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara aprovou na terça-feira, dia 16, proposta que cria o Plano Nacional de Educação (PNE) e estabelece 10% do Produto Interno Bruto (PIB) para a área de Educação. A proposta, que tramita na Casa desde 2010, segue para votação no Senado.

Atualmente, União, Estados e municípios aplicam, juntos, cerca de 5% do PIB no setor. Em 2011, o PIB brasileiro somou R$4,15 trilhões. Se a lei já estivesse em vigor, a educação receberia R$414,3 bilhões.

De acordo com o texto aprovado, serão utilizados 50% dos recursos do pré-sal (incluídos os royalties) diretamente em educação para que, ao final de dez anos de vigência do PNE, seja atingido o percentual de 10% do PIB para o investimento no setor.

A União deverá promover um Fórum Nacional de Educação com o objetivo de acompanhar a execução do PNE e o cumprimento de suas metas. Caberá ainda aos gestores federais, estaduais, municipais e do Distrito Federal a adoção das medidas governamentais necessárias para atingir as metas previstas no plano.

Entre os objetivos estabelecidos está o de universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 a 5 anos de idade e ampliar a oferta de educação infantil em creches de forma a atender, no mínimo, 50% das crianças de até 3 anos.

Também está na lista das metas a criação, no prazo de dois anos, de planos de carreira para os profissionais da educação básica e superior pública de todos os sistemas de ensino e para o plano de carreira dos profissionais da educação básica pública. O piso salarial nacional profissional seria tomado como base.

Uma das estratégias definidas na proposta está a de fortalecer o acompanhamento e o monitoramento do acesso, da permanência e do aproveitamento escolar dos beneficiários de programas de transferência de renda, bem como das situações de discriminação, preconceitos e violências na escola, visando ao estabelecimento de condições adequadas para o sucesso escolar dos alunos

Ministério Público da Paraíba interdita unidade de PSF em Sapé


Unidade de saúde apresenta condições precárias, diz MPPB.

Contas do FPM de Sapé serão bloqueadas se não sanar irregularidades.



Com redação do G1 Paraíba


O Ministério Público da Paraíba (MPPB) interditou na manhã desta terça-feira (16) o Posto de Saúde São Francisco, localizado na cidade de Sapé, a 55 km da capital paraibana. A interdição ocorreu após terem sido encontrados medicamentos vencidos, condições precárias de higiene, paredes com infiltração e reboco caindo, segundo a promotora da Saúde Juliana Couto.
De acordo com a promotora, o posto de saúde não apresenta condições de atendimento e por isso os órgãos que participaram da reinspeção decidiram pela nova interdição. Participaram desta vistoria, além do MPPB, Agência Estadual de Vigilância Sanitária e Conselhos regionais de Medicina, Farmácia e Enfermagem.Em abril deste ano, o MPPB realizou uma inspeção neste posto de saúde e encontrou condições precárias de atendimento à população, segundo o órgão. Foi dado um prazo para que a prefeitura de Sapésolucionasse os problemas, como isso não aconteceu, o Ministério Público Estadual e órgãos como a Vigilância Estadual de Saúde decidiram pela interdição.
Na ação desta terça-feira foram encontrados, segundo a promotora, medicamentos vencidos, condições precárias de higiene, paredes com infiltração e reboco caindo. Juliana Couto informou que a esterilização era feita na cozinha, pois na sala de esterilização não havia condições.
“Havia uma risco de infecção muito grande, por isso decidimos pela interdição até que a prefeitura tome as providências adequadas”, explicou a promotora. De acordo com ela, os órgãos de fiscalização e conselhos de classe vão encaminhar os relatórios para a Promotoria que, por sua vez, vai ajuizar uma ação civil pública para obrigar o município a sanar as irregularidades constatadas.
“Será concedido um prazo pelo juiz para a realização das obras. Se não for obedecido, será aplicada uma multa à prefeitura e as contas do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) podem ser bloqueadas para que as providências sejam tomadas”, afirmou Juliana Couto.
G1 tentou entrar em contato com a Prefeitura de Sapé, porém as ligações não foram atendidas.

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

VALEU A PENA



Nobres companheiros,



Quero agradecer imensamente aos companheiros e companheiras acs e ace que contribuiram de maneira efetiva e sacrificaram-se de alguma forma em benefício de um sonho coletivo que denominamos “Projeto Politico Popular dos Agentes de Saúde de Sapé” e deram sua contribuição para que isto se tornasse realidade.
Ousamos sonhar um futuro melhor para o nosso município, para a nossa população e para nossa categoria e quase conseguimos chegar lá. Faltou muito pouco. Fomos vencidos pelo poder econômico-financero e por nós mesmos. Infelizmente mais uma vez nossos companheiros não entenderam a grandiosidade do nosso projeto. Mais uma vez pensou pequeno.
Mais uma vez venceu a desunião, a falta de compromisso, seriedade e o descaso de muitos. Mais uma vez o individualismo, a mesquinhez e a sabotagem da mesma meia dúzia de reacionários, lambe botas e pelegos de sempre contaminou a maioria.
Fizemos uma campanha bonita Leal, aguerrida e acima de tudo honesta, apresentando propostas e planos de ação para um mandato popular fundamentado no apoio da sociedade civil organizada a exemplo do movimento jovem, estudantil e dos trabalhadores em geral.
Esta jornada fortaleceu algumas das certezas que tenho:
1.       Nossa categoria é capaz de conseguir tudo o que se dispõe a fazer. Basta acreditar;
2.       É possivel vencer uma eleição na base da apresentação de propostas e debatendo os problemas do nosso povo sem ser desonesto e sem se nivelar por baixo com os bandidos que fazem da politica um meio de vida;
3.       Nossa categoria ainda é muito desunida individualista e sequer sonha sobre o tamanho do seu potencial e da sua força e continuará sendo usada pelos politiqueiros de plantão.
Quero agradecer em nome da nossa coordenação de campanha a todos que contribuiram para este projeto: ao pessoal do movimento de juventude de Sapé, aos companheiros acs e ace que participaram ativamente e aos que apoiaram de alguma forma, ao pessoal dos movimentos culturais, aos trabalhadores rurais, aos vigilantes, aos servidores municipais, enfim a todos que votaram em João Agente de Saúde.
Quero agradecer principalmente a João Batista, que nesta campanha confirmou que realmente era o mais bem preparado e com conteúdo suficiente para representar nossa categoria, coisa que o fez brilhantemente.
Permaneço com a convicção de que fizemos nossa parte e, já que sonho que se sonha junto se torna realidade, só lamento o fato de apenas alguns terem sonhado o mesmo sonho.
Um grande abraço a todos que tem um ideal e a ele permanece fiel.
Continuo acreditando: JUNTOS SOMOS CAPAZES!

Miguel acs